Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Já passou por uma situação em que quis lembrar de algo que viu, mas não sabe onde?
A sua solução foi pesquisar no Google para tentar encontrar novamente? E lá se foram preciosos minutos que você poderia ter aproveitado melhor.
Também existe a outra ocasião em que alguém esquece a data de algo importante. Aí o caso pode ficar sério.
Tem gente que, para não esquecer algo, pega uma caneta e escreve na palma ou nas costas da mão, ou no braço. Já viu isso?
Corremos os riscos de nossa memória não funcionar como gostaríamos. O autor David Allen, de “A arte de fazer acontecer”, orienta a anotar o que queremos lembrar.
Ao anotarmos algo, dizemos ao cérebro que ele não precisa mais lembrar daquilo. Essa energia, que seria usada para lembrar, pode ser usada para outra coisa.
Não devemos depender da memória para viver. Devemos usá-la para viver. Ensina Antonin-Dalmace Sertillanges em “A Vida Intelectual”.
Sertillanges diz que devemos guardar o que pode nos ajudar a criar ou a trabalhar. Também devemos guardar o que pode inspirar e dar apoio ao nosso propósito. Aquilo que ajuda a fundamentar nossa missão e legado.
Sertillanges escreveu isso em 1920. E continua relevante. A diferença é que, naquela época, se usava papel para recordar. Hoje, podemos usar o celular e o computador.
Além disso, as informações podem ser salvas no “armazenamento em nuvem”. Se roubarem um desses dispositivos, ainda dá para acessar os dados.
Podemos organizar as informações para usá-las melhor. É o que veremos agora.
Como lembrar das coisas usando a tecnologia.
O cérebro humano é composto por 2 partes. O lado esquerdo e o lado direito.
O lado esquerdo é o nosso lado prático. É onde são feitas contas matemáticas e é a parte do cérebro que direciona a gente para coisas práticas.
O lado direito é o nosso lado criativo. Usamos, por exemplo, para a nossa imaginação e decisões com base na intuição.
Tiago Forte, no livro “Criando um Segundo Cérebro”, organiza as informações em 2 grupos, como o cérebro:
Ações: são o que você precisa fazer e o que você precisa lembrar. Exemplo: colocar os eventos no seu calendário e ter acesso aos seus checklists.
Informações: são as informações que você guarda para, em algum momento, acessá-las, como anotações e arquivos.
Para Tiago, “o trabalho do conhecimento consiste em coletar informações e transformá-las em resultados”.
Os resultados podem ser obtidos a partir de suas ações.
São suas ações (lado esquerdo do cérebro) e as informações coletadas (lado direito) que gerarão resultados.
Ações
Você precisa ter clareza sobre o que você precisa fazer.
Por isso, você precisa de uma agenda ou um app de calendário. Assim, poderá consultar e lembrar o que fazer no dia, na semana ou no mês.
Um aplicativo de calendário “bloqueia” os horários do seu dia. Assim, você sabe o que fazer a cada momento do dia, como em diferentes tipos de compromissos.
Por exemplo, você pode agendar horários para tomar remédio, estudar ou ter reuniões. Também pode marcar aniversários de amigos, parentes e de casamento. Então, você lembrará de enviar mensagens, ligar ou comprar flores.
Você pode agendar as atividades físicas que precisa fazer. Além disso, há outros compromissos, como comprar o uniforme dos filhos. Essas coisas na agenda farão com que seu celular lembre você do compromisso.
Você também precisará de um aplicativo de “lista de tarefas” ou “lista do que fazer” (do inglês “to-do”). Se você for viajar, liste tudo a fazer.
Precisa comprar a passagem? Reservar o hotel? Escolher pontos turísticos? Contratar translado? Comprar uma mala nova? Coloque na lista.
Seu checklist lembrará tudo o que precisa fazer para viajar. No calendário, você pode agendar horários para se lembrar de ir avançando no projeto da viagem.
Para você realizar suas ações, você usará suas referências (informações) capturadas.
Informações
Você precisa das ferramentas para guardar as informações.
Não existe uma única ferramenta que você usará para coletar todas as informações, por isso, você irá combinar um conjunto de ferramentas.
Cada ferramenta funciona melhor para o tipo de informação que se propõe a armazenar.
Aqui estão 4 tipos de aplicativos para se organizar:
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine JesusOps para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.