Nunca fale do concorrente.
#19
Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Já passou por uma saia justa em que o cliente quer saber a diferença entre o seu produto e o do concorrente?
Alguém pode pensar em falar mal do concorrente ou de seu produto para se sobressair.
Então, em uma negociação, o que fazer se o cliente pedir para você se comparar com seu concorrente?
É o que veremos adiante, mas antes vamos entender o que se passa na cabeça do cliente.
Como os clientes fazem escolhas.
Vejamos o livro “Alcançando Excelência em Vendas para Grandes Clientes”. O autor Neil Rackham explica que a escolha do cliente geralmente tem 3 etapas:
Identifica diferenças. O cliente mapeia as diferenças entre fornecedores e seus produtos ou serviços. O cliente define os critérios para atender às suas necessidades.
Define prioridades (pesos) entre os diferenciais. Dentro do que o cliente quer resolver, ele define quais critérios são mais importantes.
Escolhe as opções de fornecedores, produtos ou serviços. O cliente filtra quem atende aos critérios obrigatórios.
Como empreendedor, você deve ajudar o cliente a decidir. Para isso acontecer, você precisa:
Descobrir os critérios que o cliente usará para avaliar o fornecedor, o produto ou o serviço.
Sugerir ao cliente critérios de decisão melhores para resolver o problema.
Verificar se o cliente está dando a importância adequada aos critérios que você cumpre bem.
Verifique, dentro dos critérios do cliente, onde você é fraco. Vale a pena questionar se o cliente deve rever a importância que deu a isso?
Mostre como você cumpre os requisitos.
Mostre como você se diferencia dos concorrentes.
Note que o último item é que você se diferencie dos concorrentes. A seguir, vamos nos aprofundar nisso.
Foque no seu melhor, sem falar mal dos concorrentes.
Segundo Neil, falar dos concorrentes toma o seu tempo. Use esse tempo para falar sobre seus diferenciais.
Além disso, Neil afirma que criticar a concorrência parece tendencioso. É negativo e grosseiro.
Falar mal do concorrente não prejudica o concorrente. Na verdade, geraria o efeito contrário no cliente. Afeta a credibilidade de quem fala mal.
“Como o seu produto se compara com o dele?”, pergunta o cliente. Neil ensina 2 formas de lidar com essa situação:

