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Estruture seu negócio digital como uma grande empresa.

#2

Angelo Públio
jul 20, 2024
∙ Pago
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Olá, imparável! Tudo bem com você?

Semana passada comentei com você sobre o conceito Flywheel, sobre a importância de manter as coisas (seu negócio) andando e fazê-las andar mais rápido.

Percebi que ao mencionar a importância de conectar seu Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, isso poderia parecer que eu estava me referindo a alguém que já tivesse um negócio em um nível muito mais estruturado.

Ou seja, eu não estaria considerando, por exemplo, a pessoa que se enxerga como uma empreendedora individual.

Segundo o livro ​O Mito do Empreendedor​, de Michael Gerber, quando dois amigos se unem para abrir uma lojinha, cada um faz um pouco de tudo: abre a loja, fica no caixa, limpa, faz a contabilidade, cobre a folga um do outro, etc.

Quando a lojinha cresce, pensam em contratar um sobrinho, que entra na mesma rotina de fazer um pouco de tudo, igual aos donos.

Mas se todos estão fazendo tudo, quem é responsável por algo que estiver errado?

Gerber explica que é preciso pensar no negócio pequeno como uma “corporação”.

Isso inclui ter um gráfico organizacional que, mesmo que você desempenhe diferentes funções, permite que você visualize:

  • as diferentes áreas da “corporação”;

  • o trabalho a ser executado por cada área;

  • os resultados esperados por área.

Gráfico organizacional

Com a evolução do negócio, outras pessoas ou parceiros poderão desenvolver essa atividade, que não sejam os donos ou o sobrinho.

“Mas que tudo se faça como convém e em boa ordem.” — 1 Coríntios 14,40

Conforme o livro A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen e Brandon Hall, você pode se organizar da seguinte forma:

  • Crie uma lista de projetos, que podem ser os departamentos.

  • Liste por projeto:

    • Próximas ações;

    • Ações de “algum dia/talvez”;

    • Aguardando resposta, para ações que você delegou.

  • Crie pastas para cada projeto para você organizar informações e referências.

  • Coloque no seu calendário atividades que têm dias ou horários específicos para serem realizados. Faça lembretes para aqueles dias.

  • Faça uma revisão semanal de suas listas.

Pode ser que você seja bom em uma habilidade específica no seu negócio, como entregar o serviço pelo qual você está sendo pago.

Mas, como fazer com as outras atividades que você precisa realizar, como Marketing e Vendas?

Você pode adotar a “Regra de Cachinhos Dourados”. James Clear, no livro Hábitos Atômicos, explica:

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