Como conseguir manter o foco.
#33
Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Certa vez, um filho perguntou:
– Papai, se eu for à missa uma vez, eu serei um católico praticante?
O pai respondeu: – Não, meu filho.
– E se eu for enquanto estou de férias?
– Ainda não, meu filho. Para você ser praticante, você precisa fazer o “sacrifício” de ir todo domingo.
“A Eucaristia é um sacrifício de acção de graças ao Pai, uma bênção pela qual a Igreja exprime o seu reconhecimento a Deus por todos os seus benefícios, por tudo o que Ele fez mediante a criação, a redenção e a santificação. Eucaristia significa, antes de mais, «acção de graças».” (Catecismo da Igreja Católica CIC 1360)
Guardar uma parte do que se ganha em um único mês não garantirá a aposentadoria. Mas, se a pessoa economizar um pouco todo mês, isso pode ajudar a chegar ao dia de se aposentar.
O problema é que, no meio do caminho, o tédio pode aparecer.
O tédio.
Em Hábitos Atômicos, James Clear afirma que “muitos ficam deprimidos quando perdem o foco ou a motivação, porque pensam que as pessoas de sucesso têm uma reserva ilimitada de paixão”.
Para James, até pessoas de sucesso em várias áreas também se sentem desmotivadas. Mas elas conseguem se manter focadas, mesmo quando sentem tédio.
O ser humano está sempre em busca de novidades. Com o tempo, uma atividade que era muito interessante perde a graça e a motivação diminui.
O tédio pode levar a pessoa a desistir. Desiste porque ficou chato, não porque fracassou. Para vencer isso, a pessoa deve continuar, mesmo sem querer.
James diz que o segredo das pessoas bem-sucedidas é que elas se apaixonam pelo tédio. Elas mantêm a consistência, mesmo quando o que precisam fazer está chato ou pensam em desistir. É preciso cumprir o cronograma.
E se a paixão pelo tédio pudesse abrir caminho para algo muito maior?
O tédio como caminho para a humildade.
Frei Alonso de Madri, em “A Arte de Servir a Deus”, diz que, para vencer a impaciência, devemos lembrar que somos pecadores. Aceitar o tédio (dor) é uma forma de crescer em humildade.
Quanto mais recebemos isso com alegria, menos o inimigo terá motivos para se alegrar com nossas reclamações.
“Empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno.“ (Efésios 6, 16)
Alegre-se e apaixone-se pelo tédio. Isso o fará repetir a mesma coisa infinitas vezes e manter o foco.
Como conseguir manter o foco.
Baseado nos ensinamentos de James, aqui estão 3 fatores para ajudar você a manter o foco:
