A força da mudança.
#41
Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Você consegue lembrar de uma situação em que queria fazer algo, mas o medo apareceu… e quase fez você desistir?
Pode ter sido quando pensou em pedir demissão para começar seu próprio negócio. Ou, quando não tinha trabalho e percebeu que era hora de agir. Então, decidiu empreender. E, no fim, deu certo.
Quanto maior o problema ou o custo envolvido, mais o medo aparece.
Se comprar uma bicicleta já pode gerar dúvidas, imagine trocar de carro — 80 vezes mais caro.
E se for um apartamento que custa 500 vezes mais? Aquele frio na barriga vem com força. E ainda tem que decidir: financiar ou usar o dinheiro guardado de uma vida inteira? Vale a pena?
Isso lembra as aulas de física e a Primeira Lei de Newton: “se nenhuma força resultante atua sobre um corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode sofrer aceleração”. Sem força, não há movimento. (Fundamentos de Física - Mecânica - Volume 1)
Se duas forças atuam em sentidos opostos, vence a que for maior. Ou seja, se você quer avançar, mas o medo te puxa para trás — e a força do medo for maior — o medo vence.
É preciso superar as forças contrárias para progredir com a força da mudança.
Agora, imagine essa mesma tensão emocional acontecendo durante decisões de compra do dia a dia. Se você sente tudo isso ao comprar, imagine que seu cliente sente da mesma forma.
Como empreendedor, você pode ser a força da mudança que ajuda o cliente a seguir em frente.
A força da mudança que ajuda o cliente.
Segundo Alan Klement, no livro When Coffee and Kale Compete, quando o cliente busca um produto, duas forças opostas surgem antes de realizar uma compra:

