O que é um kickoff?
#43
Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Imagine um empreendedor que vende serviços.
Durante o processo de vendas, ele teve todo o cuidado de entender o problema do cliente. Escutou mais do que falou e com atenção. Fez as perguntas certas e construiu confiança. Confirmou que seu serviço atenderia às necessidades, mas não prometeu mais do que poderia cumprir.
Para a felicidade (e alívio) do empreendedor, o cliente fechou o negócio.
Agora vem a parte importante: entrar em campo e começar o serviço.
Sabe no futebol, quando vai começar o jogo, o árbitro apita e o jogador rola a bola para o outro jogador? Esse toque simples, mas cheio de significado, em inglês é chamado de kickoff.
É exatamente esse o nome da reunião que marca o início de um projeto nas empresas: a reunião de kickoff. Mas a sua importância vai além do nome.
O que é um kickoff?
Segundo o Guia PMBOK, a reunião de kickoff (início) é a “reunião dos membros da equipe do projeto com outras partes interessadas importantes no início de um projeto para definir formalmente expectativas, obter um entendimento comum e iniciar o trabalho.”
Essa reunião pode acontecer no início de um projeto, no começo de uma nova fase do projeto ou ao iniciar uma etapa de melhorias contínuas.
Como fazer uma reunião de kickoff?
Para realizar a reunião de kickoff, 5 pontos são importantes:

