Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
A gente costuma esperar pelo amor... mas não precisa esperar para dar amor.
E por que isso é relevante para o empreendedor?
Todo empreendedor usa suas habilidades para oferecer um produto ou serviço. Mas vender não precisa ser só uma transação comercial.
Imagine dois empreendedores vendendo exatamente a mesma coisa. Preço igual. Condições iguais. O que os diferencia?
Talvez o que mude tudo seja um ingrediente invisível e celeste: o amor.
O amor ao cliente.
De acordo com Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta no livro Customer Success, “as empresas progridem apenas quando os clientes progridem”. Os autores também aconselham o empreendedor a encontrar maneiras de dar amor e valor a esses clientes.
O empreendedor deve se preocupar em como se diferenciar no mercado. A chave é gerar “lealdade atitudinal”. A lealdade surge quando o empreendedor investe no sucesso do cliente, e o cliente investe no sucesso do empreendedor. Por isso, em uma empresa, é importante investir em pessoas, tecnologias e processos que contribuam para esse cuidado.
Maria Martinez, ex-presidente global de Sucesso do Cliente na Salesforce, afirma, no prefácio do livro Customer Success, que colocar o cliente em primeiro lugar significa, em sua essência, saber ouvir e agir para ajudá-lo.
Para Adam Grant, em Pense de novo, “ouvir com atenção é um sinal de respeito e uma demonstração de cuidado”. O empreendedor que se coloca a escutar o cliente oferece atenção. Ao fazer isso, Adam diz que o cliente percebe que o empreendedor se importa com ele e seus objetivos. Assim, ele fica mais disposto a ouvir o que o empreendedor tem a dizer.
Padre Conrado de Meester, em De mãos vazias, escreve sobre Santa Teresinha do Menino Jesus. Para ela, o que realmente importa em nossas ações é o amor que nelas colocamos. Grandes ações sem amor, mesmo que pareçam importantes, são pequenas para Deus.
Esforço sincero, tentativa e boa vontade que recomeça sempre. Essas são ações que o empreendedor pode iniciar, movido por muito amor. Como explica o padre Conrado, “o amor está na direção positiva, na intenção do coração e na vontade de fazer algum bem, mesmo quando a ação pode não parecer tão perfeita”.
Na Disney, segundo o livro O jeito Disney de encantar os clientes, o seu tema de atendimento é “Criar felicidade para pessoas de todas as idades, por toda parte”. Um tema de atendimento serve como um “grito de guerra” e é a força que guia o atendimento, compartilhada com todos os colaboradores. E as decisões empresariais passam a ser tomadas desde que estejam 100% alinhadas com o tema de atendimento.
Se fôssemos imaginar como seria o tema de atendimento de um negócio inspirado em Santa Teresinha, certamente seria: “Por amor, por amor, por amor.”
“Tudo o que fizerdes, fazei-o com amor.” (1Cor 16,14)
Enquanto olhamos para o ambiente em busca de mudanças que ajudem nossos clientes, talvez o melhor lugar para começar seja o nosso próprio coração.
Conclusão
Você pode ter um produto ou serviço a oferecer. Mas é o amor que precisa ser a embalagem de tudo o que sai de suas mãos daqui para frente.
O empreendedor católico faz mais do que vender. Ele realiza um gesto de amor.
“O que tiverdes de fazer, fazei-o de coração, como se estivésseis servindo ao Senhor e não a homens.” (Cl 3,23)
Que a paz de Jesus reine em seu coração, e o amor de Maria te acompanhe em cada conversa. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!
Que mensagem forte, meu irmão!
Amor como diferencial no atendimento e na vida, é isso que muda tudo. Não vendemos apenas serviços, entregamos cuidado em nome d’Aquele que servimos. Abraço!