Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Há dias em que empreender parece mais uma batalha do que um plano de negócios. Você pode ter vivido isso ou conhecer alguém que precisa matar um leão por dia. Às vezes, é preciso vender o almoço para pagar o jantar.
A gente analisa o negócio e o que precisa mudar. Muitas vezes, esquecemos que a verdadeira luta começa dentro de nós. Depois, ela transborda.
A luta diária começa cedo. A persistência aparece no simples gesto de vencer o botão “Adiar” do despertador.
Persistir
O Almirante William McRaven, em Arrume a sua cama, relembra quando ainda era aspirante na Marinha dos USA, passando por inspeções de cama nos dormitórios. Arrumar a cama era uma tarefa que deveria ser feita por disciplina, não para ganhar elogios.
Não importa o quão pequena seja a tarefa. Para William, “se você arrumar a cama todas as manhãs, terá realizado a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um sentimento de orgulho, mesmo que pequeno, e irá encorajá-lo a assumir outra tarefa, e outra e mais outra. No fim do dia, essa primeira tarefa realizada terá se transformado em muitas outras.”
Todos estamos sujeitos a ter um dia ruim, mas William lembra que ao retornar para casa e ver a cama arrumada, ganhamos ânimo para perseverar e recomeçar no próximo dia.
Perseverar
Em Garra, Angela Duckworth destaca que muitas pessoas são dedicadas quando tudo vai bem, mas somos testados nos dias difíceis.
Segundo Angela, as pessoas que mais evoluem têm 3 características:
Mantêm-se perseverantes frente à adversidade. Não desistem porque não encaram as dificuldades como permanentes.
Esforçam-se acima da média. Quem busca evoluir não se acha competente o suficiente e, por isso, nunca está satisfeito e procura melhorar o tempo todo. Este é um comportamento diferente de alguém que acha que é ótimo e, então, se acomoda.
Têm um objetivo maior do que si mesmas. Seu interesse pessoal e propósito convergem para o bem-estar e o benefício de outras pessoas.
Muitas pessoas talentosas desistem ou perdem o interesse ao lidar com desafios. Angela afirma que “ter garra é se dedicar, dia e noite, semana após semana, durante anos a fio, a uma atividade desafiadora. Ter garra é cair sete vezes e levantar oito.”
A sua garra é o que te levará para suas conquistas.
Conquistar
Para James Clear, em Hábitos Atômicos, muitas vezes pensamos no sucesso como fazer algo grande. Então, deixamos de valorizar pequenas conquistas: arrumar a cama, treinar em um dia frio e limpar a caixa de email que estava acumulada há anos.
James provoca: e se você buscasse melhorar 1% todo dia?
Como 1% parece pouco, algo que “não vai refrescar”, muitas vezes ignoramos o poder dessas pequenas mudanças. Mas veja só:
No dia 1: seu negócio está a 100%.
No fim do primeiro dia: 101%.
No segundo dia: 102,01%.
Depois de 10 dias, você estará 10,46% melhor, com seu negócio a 110,46%.
Com 20 dias: 122,02%.
Com 30 dias: 134,78%.
Em 40 dias: 148,89%.
Em 50 dias, 164,46%.
Em 60 dias, 181,67%.
E em 70 dias, 200,68%. Se você conseguir se tornar apenas 1% melhor por dia, terá dobrado seu potencial inicial.
James também lembra que escolhas ruins diárias, como o que comemos, gastamos, assistimos e deixamos de estudar, podem levar a resultados negativos a longo prazo.
Melhorar 1% por dia pode gerar uma transformação que você pode estar deixando passar e nem imagina o que isso pode fazer.
“Invoca-me e eu te responderei e te anunciarei coisas grandes e inacessíveis, que tu não conheces.” (Jr 33,3)
Eu poderia desafiar você a se comprometer por 30 ou 70 dias, mas que tal se comprometer hoje? Só 1%?
Conclusão
Todo dia, ao acordar, somos responsáveis pelas escolhas que moldam nosso dia. Mas como estamos usando nossa liberdade? Podemos usar essa liberdade para perseverar, superar as dificuldades e buscar sermos melhores.
“A liberdade é o poder, radicado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, praticando assim, por si mesmo, acções deliberadas. Pelo livre arbítrio, cada qual dispõe de si. A liberdade é, no homem, uma força de crescimento e de maturação na verdade e na bondade. E atinge a sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança.” (Catecismo da Igreja Católica CIC 1731)
Ao buscar melhorar 1%, lembre-se de perseverar na oração, confiar no Senhor e “humildemente deixar-se conduzir pelo caminho que Ele mesmo escolheu para nós”, como ensina o Padre Réginald Garrigou-Lagrange (As três idades da vida interior).
Que a paz de Jesus seja sua força e o amor de Maria te sustente. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!