Olá, imparável! Espero que esteja tudo bem com você!
Às vezes você pode estar se sentindo sem aquela energia extra para conseguir algo que você se comprometeu. E é exatamente sobre isso que quero falar com você hoje.
No livro “Feel-Good Productivity: Como ser produtivo sem stress — e aproveitar mais a vida”, Ali Abdaal menciona dois testes interessantes.
O primeiro teste é um clássico, desenvolvido por Karl Duncker e publicado após sua morte em 1945, chamado “problema da vela”.
Para avaliar o pensamento criativo, é solicitado para uma pessoa considerar três objetos: uma vela, uma caixa de fósforo e uma caixa de tachinhas (percevejos) que estão sobre uma mesa encostada na parede com um quadro de cortiça.
O desafio é que a pessoa prenda a vela no quadro de cortiça, de maneira que, quando a vela estiver acesa, a cera não pingue na mesa.
Você consegue resolver isso?
A única solução é usar a caixinha das tachinhas como suporte para a vela, como se fosse uma prateleira, fixando a lateral da caixinha no quadro de cortiça usando as tachinhas.
O segundo teste, mencionado pelo Ali Abdaal, é o da psicóloga Alice Isen realizado no final da década de 1970. Alice aplicou o “problema da vela” em dois grupos de pessoas.
O objetivo da Alice era avaliar se o humor afeta a criatividade das pessoas. Para o grupo 1, foi dado um pacote de doces para deixá-las mais bem-humoradas. Para o grupo 2, não foi dado nenhum incentivo.
E adivinhe qual grupo teve mais sucesso em resolver o “problema da vela”? O grupo 1, que recebeu um pequeno presente! O incentivo gerou um humor (afeto) positivo.
Aplique isso em sua vida pessoal e profissional.
E agora, como você pode aplicar isso no seu trabalho? Quebre suas atividades em pequenas metas de 5%.
Eu te explico:
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine JesusOps para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.