Processos de negócio.
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Você costuma fazer reuniões online? Com o uso cada vez maior das pessoas usando recursos de Inteligência Artificial (IA), tem sido cada vez mais comum que “robôs” entrem como convidados nas reuniões online.
Esses robôs gravam o vídeo da reunião, fazem a transcrição do que as pessoas falam, fazem resumo e ainda definem as ações que ficaram definidas para serem feitas. Tem pessoas que não fazem mais nem anotações durante as reuniões, porque os robôs estão fazendo isso por elas.
Já tem gente que está no convite da reunião, mas nem comparece; o seu robô vai e faz toda essa “inteligência” e passa para o seu “chefe”.
Enquanto isso, as empresas têm seus colaboradores em suas funções executando os seus trabalhos. Enquanto as reuniões estão sendo super documentadas, nos processos de negócios das empresas não existe nenhum tipo de documentação.
E aí surge um ponto de atenção: como é possível fazer uma boa gestão e planejamento, se não se tem uma visão de como as coisas estão realmente funcionando?
No livro Real-life BPMN, os autores Jakob Freund e Bernd Ruecker explicam que os processos de negócio são a cola que formam um todo e mantém funcionais as diferentes partes do negócio: pessoas, equipes, departamentos, tecnologia e outros recursos.
Assim, o empreendedor precisa “colocar no papel” como é o fluxo das informações e ações. Ou seja, como as coisas se conversam. Com base em Jakob e Bernd, o empreendedor precisa ter 2 panoramas claros:
Estratégico: um desenho (fluxo) que uma pessoa “não-técnica” consiga, ao “bater o olho”, entender rapidamente, numa visão geral, como o negócio funciona.
Operacional: aqui se entende como a execução acontece, dividida em 2 fluxos: pessoas (quem) e parte técnica (como).
Estrategicamente, o negócio do empreendedor existe porque tem um objetivo. Para que esse objetivo seja atingido, existe um processo que passa por marketing, vendas, produção e entrega dos produtos (ou serviços) e pós-venda. Existem responsabilidades (quem) que precisam ser definidas e atribuídas; e indicadores que precisam ser acompanhados.
O processo operacional define o que precisa ser feito (checklist) e como, considerando os participantes (pessoas) e sistemas (tecnologia).
Os processos de negócio são como uma fotografia (estratégico) e um raio-X (operacional) de como as coisas acontecem hoje. A partir dessa clareza, o empreendedor pode avaliar o que otimizar: diminuir o tempo de produção, melhorar a qualidade e a satisfação do cliente. Assim, seus colaboradores têm um papel mais estratégico, combinando automação e IA com os objetivos do negócio.
“Se o machado está cego e não for afiado, é preciso muita força; é mais vantajoso usar sabedoria.” (Eclesiastes 10,10)
O processo operacional direciona os colaboradores sobre o que precisa ser feito, e com o processo estratégico, o empreendedor pode acompanhar os indicadores e identificar, por exemplo, algo que requer atenção.
Em Compêndio de Teologia Ascética e Mística, padre Adolphe Tanquerey diz que “aquele que vive sem uma regra inevitavelmente desperdiça muito tempo”, porque podemos nos deixar “levar pela curiosidade, pelo prazer ou pela vaidade”. Devemos combinar oração com ação e dar bom exemplo.
Que a paz de Jesus nos dê sabedoria para mapear nossos processos com clareza, e o amor de Maria nos acompanhe em nossas ações. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!

