A Mega Virada.
#74
Olá, imparável! Salve Maria! Tudo bem?
Neste final do ano, quando a “Mega-Sena da Virada” se aproxima com seu prêmio de R$ 1 bilhão, os brasileiros sonham alto.
A Mega-Sena da Virada acontece justamente na virada do ano, aquele momento em que todos fazemos planos para que o próximo ano seja diferente.
Algumas pessoas decidem começar uma dieta na segunda-feira. Outras garantem que no próximo ano tudo será diferente. Falta saber se o “próximo ano” começa às 00h01 ou, para aqueles que “bebem”, depois que acordarem e a ressaca passar.
Na Mega-Sena, não basta querer ganhar; existe toda uma matemática contra você. A probabilidade de acertar é de 1 em 50.063.860.
Tem gente que fala que vai ganhar na Mega-Sena da Virada, mas esquece que para estar no “páreo” precisa fazer o mínimo: jogar. Quer mudança, mas não faz por onde.
Mas e se, no dia do seu batismo, Deus tivesse te dado acesso total ao prêmio sem depender da sorte? Sua preocupação é guardar o bilhete até o dia do resgate?
O prêmio que Deus promete não é de R$ 1 bilhão, mas é o único que consegue preencher o espaço vazio que temos dentro da gente. Quando nascemos, temos um espaço vazio que, ao longo da vida, vamos tentando preencher com coisas e pessoas que imaginamos que irão preenchê-lo, algumas vezes ludibriados pela astúcia do demônio. Entretanto, como explica Santo Agostinho (Confissões): “fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti.”
No batismo, Deus nos abriu para a Sua graça. Na crisma, confirmamos o que Deus já havia feito no batismo. Porém, Deus nos deu o livre-arbítrio. Ele não força ninguém. Por mais que Deus possa preencher o espaço vazio dentro de nós (o verdadeiro grande prêmio de nossas vidas), Ele só o faz se cooperarmos livremente com Sua graça.
“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3,20)
“A livre iniciativa de Deus pede a livre resposta do homem, pois Deus criou o homem à sua imagem, conferindo-lhe, com a liberdade, o poder de conhecê-lo e amá-lo. Só livremente a alma pode entrar na comunhão do amor. Deus toca imediatamente e move diretamente o coração do homem. Ele colocou no homem uma aspiração à verdade e ao bem que somente ele pode satisfazer plenamente.” (Catecismo da Igreja Católica, CIC 2002)
Muito mais do que buscar ganhar a “mega da virada”, o que você precisa é fazer a sua “mega virada”.
Como está a sua vida hoje? Você quer Deus agindo em sua vida? Você quer que Ele comece quando? Na próxima segunda-feira? Depois da virada? Por que não agora?
A mega virada.
No livro Essencialismo, Greg McKeown diz que devemos buscar uma vida simples, removendo o que é supérfluo, buscando ter um grande significado e propósito.
A gente pode buscar isso como sendo só mais uma coisa à qual nos comprometemos (como todas as outras que já fazemos) ou podemos encarar isso como um estilo de vida. Como estilo de vida, isso envolve tanto como se vive, quanto como você lidera.
No livro Compêndio de Teologia Ascética e Mística, o padre Adolphe Tanquerey nos lembra que devemos sempre recordar a grandeza de Deus e temer desagradá-lo, evitando o que pode ofendê-Lo, como o filho que respeita o Pai. Esse temor (respeito) “é muito útil para preservar-nos, nas relações com o próximo, principalmente com subordinados”, evitando que tenhamos comportamentos prepotentes (altivos) e de superioridade (orgulhosos), “que muito mais se aproximam do espírito pagão que do cristão”.
Que você possa compreender o verdadeiro sentido de que “menos é mais”, ou, ainda, como destaca Greg: “menos porém melhor”.
Para Greg, a maioria de nós faz um pouco do que é essencial, mas mantém as outras coisas que não o são. A “mega virada” é quando a simplicidade (o essencial) passa a ser o nosso “centro” (núcleo), que cresce em tamanha proporção, que toma conta de todo o nosso ser, comprimindo qualquer parte nossa que ainda estivesse no “não essencial” a ponto de não ter mais relevância.
Enquanto a vida foi preenchendo nosso núcleo com o “não essencial”, que, ironicamente, não preenchia o nosso “vazio”, comprimindo o “essencial”, a virada é colocar o essencial no centro, no seu devido lugar. E não, não é o dinheiro.
“Entrega ao Senhor o teu caminho, espera nele, e ele agirá.” (Salmos 37(36), 5)
Segundo Greg, o sucesso nos aprisiona, nos distrai e nos sobrecarrega, levando-nos a uma vida de querer contar vitórias. Por outro lado, o caminho do essencial nos leva a uma vida de significado e propósito.
A mudança do seu estilo de vida para uma vida de simplicidade, propósito e impacto não é algo que acontecerá da noite para o dia, mas você precisa dar o primeiro passo em direção à porta. Abra a porta e deixe Ele entrar.
Que você encontre na paz de Jesus e no amor de Maria a sua mega virada. 💙
Nos vemos em breve!
Forte abraço!
P.S.: Aperte o botão 🤍 CURTIR para que esse texto chegue a mais pessoas no Substack.

