Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
O que você vai fazer hoje?
Às 7h30 de um sábado, alguém já fez a quaresma de São Miguel e preparou um café com a fumacinha ainda quente para tomar, enquanto lê as Cartas de JesusOps e já tem planos para o que fazer depois. Outra pessoa ainda está apertando o botão do “Adiar” do despertador pela segunda vez e decidindo se levanta da cama.
Essa pode ser a perspectiva de dois empreendedores católicos que trabalham duro na semana e veem o sábado como o dia de repor as energias e organizar a vida pessoal.
“Como Deus 'no sétimo dia repousou de toda a obra que fizera' (Gn 2,2), assim também a vida humana é ritmada pelo trabalho e pelo repouso.” (Catecismo da Igreja Católica, CIC 2184)
Às vezes, a gente quer não fazer nada. Mas, até mesmo fazer nada, pode significar fazer algo, como sentar numa rede, olhar para o horizonte e reparar nas formas das nuvens, ver o sol se pôr.
O ponto é: se a gente tem vontade de ter esse tempo de “não fazer nada”, precisamos protegê-lo. Se a gente não reservar um espaço em nossa agenda para isso, o tão desejado “tempo” pode se perder entre distrações da mente e pequenas demandas que aparecem ao longo do dia. De repente, quando você percebe, o dia acabou e você não fez o que tinha pensado em fazer: onde foi parar o meu sábado?
Para um melhor aproveitamento de nossos dias, podemos planejar minimamente como usaremos um dos bens mais preciosos que temos: nosso tempo. O que pode fazer a diferença para quem quer aproveitar melhor seus dias? Blocos de tempo.
Blocos de tempo: o que é?
“Blocos de tempo” é um método para melhorar a produtividade que consiste em bloquear tempo (time blocking) na agenda, reservando espaços específicos para a realização de tarefas determinadas. O objetivo é fazer a gestão eficaz do tempo através de planejamento estruturado e redução de distrações.
Como fazer blocos de tempo.
Gestão do tempo, da Harvard Business Review, explica que a gestão do tempo em blocos “é como se você agendasse reuniões consigo mesmo”. Cada “reunião” (bloco) deve ter uma “pauta” e um tempo determinado, como 30, 60, 90 ou 120 minutos.
Você deve procurar agrupar os blocos que têm relações em comum. Por exemplo, numa tarde, você poderia ter 3 blocos relacionados a uma mesma categoria de assunto: desenvolvimento pessoal, atividades administrativas, gerenciar equipe e terceiros, fazer follow-up de vendas, etc. A ideia por trás disso é a mesma de quando você vai a um supermercado e se torna mais produtivo se pegar todos os itens que precisa, de acordo com o corredor em que você está, em vez de ir no corredor 1, depois no 3, depois volta no 1, depois vai para o 4.
Aqui estão 5 pontos para você considerar ao definir seus blocos de tempo:
Coloque os itens mais importantes e que precisam ser feitos com prazo determinado no começo do dia, pois você está com um nível de energia maior.
Você não precisa de um novo App para poder fazer isso. Use sua agenda virtual que já tem hoje, como Google Agenda ou Calendário do Outlook.
Ative o recurso de recorrência para os blocos que se repetirão: toda semana, quinzenalmente, mensalmente e anualmente.
Revise suas tarefas com antecedência. Toda noite, verifique como será o próximo dia. Antes do começo de uma nova semana, verifique como será sua próxima semana. Nos blocos que são recorrentes, durante a revisão, verifique quais podem ser reajustados ao tempo determinado (para menos ou para mais) para todos os blocos recorrentes a seguir.
Você pode deixar intervalos de espaço, como de 30 minutos, entre os blocos para você poder fazer algumas ações que precisarão de sua atenção, como responder a uma mensagem, ir ao banheiro ou pegar uma entrega que chegou.
Montar uma agenda semanal, preenchendo-a com blocos, pode não ser algo que você acertará de primeira.
Pode ser necessário remanejar atividades previamente agendadas. Por exemplo: gestores de empresas já têm reuniões semanais com a equipe ou reuniões mensais individuais de feedback, sendo necessário remanejar essas reuniões de forma que possam ter um melhor aproveitamento do horário em que elas acontecem, considerando a energia que exigem. Empreendedores individuais, que precisam entregar serviços e também vender e administrar seus negócios, poderiam ter os blocos recorrentes de ações que, na correria, acabam esquecendo, porque não estão na agenda, e poderiam ser agrupados em períodos específicos.
O afinamento da agenda semanal é um processo contínuo. Adotar os blocos de tempo é mais um passo em busca de se tornar mais produtivo e usar melhor seu tempo.
Conclusão
O tempo que Deus nos confia vai embora tão rápido que nem percebemos. Ainda assim, tem gente que perde tempo nas redes sociais ou comparando-se com os outros.
Adotar uma agenda definindo blocos de tempo para nossas tarefas, como reuniões, mesmo que sejam com nós mesmos, nos permite usar de forma mais consciente o nosso tempo. Isso funciona tanto para o trabalho, quanto para a vida pessoal, seja sozinho ou com nossa família. E todas essas tarefas precisam estar alinhadas com o plano de Deus.
“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3,1)
Que a paz de Jesus guie suas tarefas e o amor de Maria lhe acompanhe em cada instante. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!
Esse conteúdo impactou você? Seu depoimento pode ajudar na evangelização.
⏰ Esta edição da newsletter fica disponível gratuitamente até sábado, quando publicaremos a próxima edição. Após isso, somente assinantes do plano pago terão acesso a ela em nossa biblioteca exclusiva.
P.S. Recomende JesusOps a um empreendedor católico que você conheça. Amigos sempre ajudam a iluminar o caminho.