Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Imagine que você é o fundador de uma empresa que hoje fatura 100 milhões por ano. Chegou a hora de você passar o bastão para um novo presidente. Quem você contrataria como CEO? Alguém que sabe lidar com negócios de 10 milhões ou alguém que sabe lidar com 100 milhões ou mais?
Os desafios da gestão de negócios e pessoas são diferentes em cada nível do negócio. Contar com alguém que já enfrentou certos desafios aumenta a probabilidade de êxito.
Uma empresa que fatura 10 milhões por ano, busca alguém com experiência, que possa levá-la para 100 milhões. A de 100 milhões para 1 bilhão. Dirigir o carro na cidade a 50 km por hora é diferente de 120 km numa rodovia.
O empreendedor, seja ainda planejando um novo negócio ou que já enfrentando os buracos dessa estrada, precisa ter a humildade de reconhecer que, por mais experiência de anos de vida que tenha, cada negócio e seu momento têm os seus próprios desafios.
Falhas que se repetem tiram o empreendedor do caminho reto. Pode ser o momento de colocar a mão na consciência, olhar no retrovisor e mudar de faixa.
“Confia de todo o coração no Senhor e não te fies de tua própria inteligência.” (Provérbios 3,5)
Você não pode mais ficar caindo nos mesmos buracos. Mude seu caminho.
Mude seu caminho.
Viktor Frankl, no livro Em busca de sentido, ensina que é preciso encarar que existe uma solução. Se você se sente culpado por ter falhado, faça disso a oportunidade que você precisa abraçar para mudar, até o dia em que a mudança acontecerá. “Tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que puder.”
Não se engane ao recursar-se a ver suas falhas. Pode ser dura a dor de aceitar que falhou, mas pior é continuar repetindo o que leva à falha porque não busca evoluir.
Ray Dalio, mesmo sendo um dos maiores especialistas em investidores do mundo, em Princípios para a ordem mundial em transformação, explica que, muitas vezes, temos que tomar decisões sobre algo que não sabemos. É preciso ter ponderação e considerar as probabilidades.
Abaixo estão 4 pontos que Ray Dalio procura considerar ao lidar com o que não sabe:
Conhecer e analisar as possibilidades, incluindo os piores cenários. Pensar no pior cenário faz você se proteger, se o pior ocorrer. Por exemplo: se um empreendedor pensa em abrir um negócio e sabe que só começará a ter lucro depois de 18 meses, precisará guardar e ter uma reserva para suportar esse período. Enquanto tem gente que chama de pessimismo pensar no pior, para Ray Dalio isso pode ser libertador porque a pessoa está preparada para enfrentar o pior.
Diversificar. Você já deve ter ouvido para “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Fazer investimentos diversificados ajuda a reduzir o risco. Como empreendedor, você pode ter um portifólio de produtos e serviços para não depender exclusivamente de um único.
Pensar nos ganhos de longo prazo, em vez de prazeres imediatos.
Fazer networking para buscar aprender e receber conselhos.
Observe que os empreendedores católicos devem, a partir de princípios práticos contemporâneos, buscar colocar à frente qual a vontade de Deus para os seus planos. Os ensinamentos técnicos dos homens podem ser úteis, mas seu verdadeiro valor surjem quando iluminados por Deus. É na presença de Jesus que reconhecemos nossas faltas, pedimos o seu perdão e nos abrimos na sua graça para encontrarmos o verdadeiro caminho.
“Para tanto, o homem deve se esforçar por interpretar os dados da experiência e os sinais dos tempos graças à virtude da prudência, aos conselhos de pessoas avisadas e à ajuda do Espírito Santo e de seus dons.” (Catecismo da Igreja Católica, CIC 1788)
Uma mudança pode gerar diferentes possibilidades. Você só precisa de uma, para ter sua segunda chance.
Conclusão
Segundo Padre Adolphe Tanquerey, em Compêndio de Teologia Ascética e Mística, o conhecimento sobre Deus nos leva a amá-lo. Quando o empreendedor católico busca o autoconhecimento, ele percebe o quanto necessita de Deus e isso o leva indiretamente ao amor de Deus. Mas quando é presunçoso, se achando muito inteligente, não procurará corrigir seus defeitos.
Para Padre Adolphe, todos nós temos qualidades que devemos reconhecer e sermos gratos a Deus, teremos que prestar contas um dia. Mas, também, precisamos ser corajosos e encarar quanto miseráveis somos e pedir as luzes do Espírito Santo para nos mostrar os nossos defeitos e termos a humildade para buscarmos o entendimento do que ainda não sabemos ou não somos capazes de ouvir.
Que a paz de Jesus seja modelo para você e o amor de Maria entre no mais profundo de sua alma. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!
Esse conteúdo impactou você? Seu depoimento pode ajudar na evangelização.
⏰ Esta edição da newsletter fica disponível gratuitamente até sábado, quando publicaremos a próxima edição. Após isso, somente assinantes Premium terão acesso a ela em nossa biblioteca exclusiva.
P.S. Recomende JesusOps a um empreendedor católico que você conheça. Amigos sempre ajudam a iluminar o caminho.