Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Pense em uma das gavetas do seu gaveteiro, aquela onde você guarda suas coisas junto à sua mesa de trabalho.
Ela começou vazia. Pouco a pouco, você foi colocando alguns itens básicos: canetas, um cartão de crédito, um comprovante de pagamento, uma conta a pagar, um contrato que assinou.
Depois, vieram os itens do dia a dia: protetor labial, hidratante, tesourinha, régua, remédio para dor de cabeça e um pacote de bolachas para quando bater uma fome.
E, claro, aquele papel que você guardou porque parecia importante, mas que agora você nem lembra por quê.
Sem perceber, a gaveta foi se enchendo. Um dia, você nota que as coisas começaram a escorregar para trás e parece que não cabe mais nada ali.

Olhe para o gaveteiro. Será que ele poderia representar as diferentes áreas da sua vida: pessoal, profissional e de fé? Pode ser que você tenha colocado tanta coisa em cada gaveta que já nem sabe o que tem ali. É preciso que certas coisas saiam para ter clareza do que precisa ficar.
“O coração humano projeta o caminho, mas é o Senhor quem dirige os passos.” (Pr 16,9)
Parar de adiar as coisas é isso: organizar seu dia para fazer o que precisa ser feito e deixar-se guiar por Cristo.
Como parar de adiar as coisas.
Um soldado sentia um desejo de se tornar católico em uma época de perseguição à Igreja. Ele teve um sonho com um corvo que lhe apareceu dizendo “amanhã, amanhã”. Sem pensar duas vezes, o soldado pisou no corvo, esmagando-o, gritando “HOJE!”. Essa é a história de Santo Expedito e do espírito do mal que lhe apareceu em forma de corvo, gritando em latim “cras, cras” e Santo Expedito falando “HODIE”, que aparece escrito na cruz que segura em sua imagem. (Santo Expedito da Última Hora)
No livro A arte de fazer acontecer, os autores David Allen e Brandon Hall orientam que você precisa ter um calendário e que nele você registre 3 tipos de registros:
Compromissos: tarefas que você deve fazer em horários específicos. Exemplo: tempo reservado para realizar um serviço contratado por um cliente, realizar uma reunião de kickoff.
Lembretes: ações que você precisa fazer neste dia, mas não necessariamente em um horário específico. Exemplo: responder a um WhatsApp, enviar um documento por email, fazer um follow-up de vendas.
Informações úteis relacionadas ao que você precisa fazer no dia. Exemplo: atividades de pessoas importantes para você (aniversário de um colega do seu filho, evento de um cliente), coisas externas que podem atrapalhar seu dia (manutenção de energia no bairro, fechamento de uma rua).
Com todas as distrações do mundo que enfrentamos diariamente, Gary Keller e Jay Papasan, no livro A única coisa, recomendam que façamos a seguinte pergunta: “qual é a minha única coisa neste momento?” Isso nos ajuda a manter o foco específico (estreito).
Um passo errado no começo de uma jornada pode nos afastar do nosso destino. Questionar o que fazer hoje o traz de volta ao agora. Conclua hoje o que planejou, assim você não deixa pendências para amanhã. Isso ajuda a manter o foco no que vem a seguir. A conclusão de cada ação diária o guiará ao destino que você escolheu.
Ah, e o que fazer quando surgirem, ao longo do dia, pedidos de última hora? No livro Essencialismo, Greg McKeown propõe avaliarmos se, com o tempo e os recursos que temos disponíveis, é possível atender à solicitação.
Como caridade, podemos ajudar quem nos pede depois de cumprirmos nossa obrigação no trabalho, como nos ensina São Josemaria Escrivá: “Quando tiveres terminado o teu trabalho, faz o do teu irmão, ajudando-o, por Cristo, com tal delicadeza e naturalidade, que nem mesmo o favorecido repare que estás fazendo mais do que em justiça deves. — Isso, sim, é fina virtude de filho de Deus!” (Caminho 440)
Todo mundo tem uma lista de tarefas maior do que cabe em um dia. O importante é se concentrar em pelo menos uma tarefa por dia. Assim, ao chegar ao fim do dia, você poderá se orgulhar do que fez. Qual será a sua tarefa hoje? Organizar a gaveta?
Conclusão
Temos que zelar pelo nosso dia e realizar as ações que precisamos fazer. Ter ações a serem feitas já é sinal da graça de Deus. “Se em cada dia recebes o pão, cada dia é hoje para ti. Se Cristo é para ti hoje, todos os dias Ele ressuscita para ti.” (Catecismo da Igreja Católica CIC 2836)
Precisamos aproveitar a misericórdia de Deus, que nos concedeu mais um dia de vida. O amanhã é incerto; o que temos é o HOJE.
“Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal.” (Mt 6,34)
Confie na graça de Cristo para realizar suas tarefas diárias.
Que a paz de Jesus guie suas ações e o amor de Maria ilumine seu dia. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!